domingo, 22 de março de 2015

Ciclo de Debates: Diálogos de Filosofia e Educação



26/03/2015 - Auditório 1 do IE
14h às 18h - Prof. Dr. Adalberto Dias de Carvalho (Universidade do Porto/Portugal)
Moderação: Prof. Dr. Silas Borges Monteiro (UFMT)

Educação e Cidadania: Uma interpelação filosófica: Esta apresentação traz em tela o pensamento contemporâneo da filosofia da educação para diversos conceitos da formação humana e da formação de professores.

27/03/2015 - Sala 11 do IE
08h às 12h – Profa. Dra. Terezinha de Azerêdo Rios (Uninove) e Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto (UNIFESP)
Moderação: Prof. Dr. Silas Borges Monteiro (UFMT) 

Diálogos de Filosofia e Educação: Esta apresentação chama a atenção para as possibilidades formativas da aproximação entre a Filosofia e a Educação, discutindo o cenário atual da educação brasileira quanto aos aspectos éticos, políticos e educacionais.

27/03/2015 - Auditório 1 do IE
14h às 18h – Defesa da Tese de Doutorado “Da Adesão à Assinatura, a Política do Nome Próprio no Plano de Ações Articuladas - PAR - em Mato Grosso" Doutoranda: Márcia Helena de Moraes Souza . Orientador: Silas Borges Monteiro (UFMT) e Orientador no Exterior: Adalberto Dias de Carvalho (U. Porto).
O texto refere-se à investigação dos desdobramentos, em Mato Grosso, da implantação da política de educação do Governo Federal, a partir de 2007. O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE e o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto N° 6.094 de 24 de abril de 2007), trouxeram o Plano de Ações Articuladas - PAR, como ferramenta de planejamento estratégico, adotada pelo Ministério da Educação para o mapeamento da realidade da educação nos estados e municípios. Para discutir a gestão da política pública educacional, foram eleitos os Secretários Municipais como interlocutores, no tratamento de dois conceitos filosóficos indicados pelo filósofo franco-argelino Jacques Derrida; política do nome próprio e assinatura. A tese é a de que os diferentes modos de assinatura, no processo de adesão dos gestores à política nacional, impactaram a condução da articulação requerida no regime de colaboração para os entes federados, independentes e autônomos em relação à educação. Os limites do espaço geográfico, as fronteiras do espaço político, a relação público-privado na gestão pública são questões tratadas a partir dos achados da pesquisa.

Inscrições gratuitas no PPGE - Sala 69 do Instituto de Educação.

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