sexta-feira, 18 de abril de 2014

Oficina de Transcriação - DIDÁTICA DA INVENÇÃO

No dia 18/02/2014 foi realizada na Escola Estadual Paciana Torres de Santana, com a turma do 9° ano B, uma oficina de Transcriação - Didática da Invenção, elaborada e executada pelos integrantes da linha 2 de pesquisa do EFF - Diferença e normalização em educação e saúde.

A partir da leitura de Manoel de Barros, objetivou-se que, estando atentos para deslocamento do sentido usual das palavras que é característico do estilo do poeta, fosse explorada a polissemia de verbos ligados à temática da saúde, a partir da Oficina de Transcriação, sendo instigada a criação, a experimentação e a invenção por parte dos alunos, não nos aliando a modelos normalizantes e patologizantes de trabalhar a saúde no contexto escolar.
Para tal, a oficina foi dividida em três momentos:

Primeiro Momento: Apresentação das proponentes da oficina e preparação para a oficina.
  • Investigar o que eles conhecem de poesia/ poetas. 
  •  Investigar se conhecem o Manoel de Barros. 
  • Trecho do documentário “Só dez por cento é mentira” (2008) onde o poeta fala um pouco de sua poesia.
Segundo Momento: Distribuição e leitura de um trecho do poema Uma Didática da Invenção – Parte VII
  • Falar sobre o poema com os alunos 
  • O que chamou a atenção deles 
  •  Dicionário: Para que serve um dicionário? 
  • Verbos – Que verbos eles conhecem ligados à Saúde? 
  • Escrita dos verbos no Papel Pardo
Terceiro Momento: Confecção de um “Dicionário de verbos delirantes” a partir do levantamento feito na etapa anterior com as criações dos alunos sobre os verbos que escolherem
  • Distribuição do material para a produção dos alunos 
  •  Reunião das produções individuais em um livreto

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